Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Faringite bacteriana

As faringites bacterianas podem ocorrer após uma iflamação viral, em que os microorganismos presentes na flora saprófita da orofaringe se tornam patogénicos após uma alteração nesse meio ambiente. A flora saprófita presente na orofaringe inclui Strptococcus viridans, Pneumococcus, bactérias fusiformes, Neisseria, Staphylococcus e fungos. Este tipo de faringite pode ser especialmente grave se for causada pelo Streptococcus-beta-hemolitico do grupo A, pelo risco de complicações mais graves tais como febre reumática, glomerulonefrite ou endocardite.

Tratamento da faringite

O tratamento com antibiótico deve ser feito até o final do tempo prescrito, mesmo que haja desaparecimento dos sintomas já nos primeiros dias. O tratamento se feito com derivados da penicilina deve ser feito por 10 dias. Nos pacientes alérgicos a penicilina, uma opção é Azitromicina por 5 dias. Naqueles doentes com intenso edema da faringe que não conseguem engolir comprimidos, ou naqueles que não desejam ficar tomando remédio por vários dias, uma opção é a injeção de penicilina Benzatina, o famoso Benzetacil, administrado em dose única.
Se os sintomas da faringite bacteriana forem muito fortes, enquanto espera-se o efeito dos antibióticos, pode-se usar anti-inflamatórios para aliviar a inflamação da garganta. Mas atenção, os anti-inflamatórios são apenas sintomáticos, nos casos de amigdalite bacteriana eles não devem ser usados sozinhos sem associação com antibióticos.
A faringites virais normalmente duram apenas 4 ou 5 dias e se curam sozinhas. Não é preciso, nem indicado, o uso de antibióticos. Se os sintomas forem muito incômodos, pode-se usar anti-inflamatórios por 2 ou 3 dias. De resto, repouso e boa hidratação.

Faringite e amigdalite - faringoamigdalite

Faringite e amigdalite não são a mesma coisa.
A Faringite é a inflamação da faringe e a amigdalite é a inflamação da amígdalas. Como ambas estão anatomicamente próximas e são susceptíveis às mesmas causas inflamatórias, é comum inflamarem juntas, em um quadro chamado de faringoamigdalite. O tratamento também é o mesmo, mas faringite e amigdalite não são a mesma coisa.

Tratamentos alternativos da faringite

Existem diversos tratamentos alternativos da faringite, muitas vezes utilizado pelos pacientes, mas que não tem efeito comprovado, como:
  • Mel: Não há nenhum trabalho que tenha conseguido demonstrar benefício do mel
  • Própolis: Apresenta efeito anti-inflamatório pequeno. Funciona muito menos que qualquer anti-inflamatório comum.
  • Papaína: Além de não melhorar, em grandes quantidades pode piorar a inflamação
  • Não há trabalhos que provem a eficácia da homeopatia ou fitoterapia no tratamento das faringites. O tempo de doença e a incidência de complicações é igual ao placebo.
Quem quiser alívio sintomático sem tomar muitos remédios, o ideal é realizar vários gargarejos diários com água morna e uma pitada de sal.

Faringite viral e seu tratamento

A maioria dos casos dos casos de faringite é de origem viral, causada por vários tipos diferentes de vírus.
As faringites virais são processos benignos que se resolvem espontaneamente, ao contrário das faringites ou amigdalites bacterianas que devem ser tratadas com antibióticos e podem levar a complicações como abscessos e febre reumática (explico adiante).

Se houver suspeita de faringite viral, o tratamento é repouso, hidratação e sintomáticos.
As faringites virais normalmente duram apenas 4 ou 5 dias e se curam sozinhas. Não é preciso, nem indicado, o uso de antibióticos. Se os sintomas forem muito incômodos, pode-se usar anti-inflamatórios por 2 ou 3 dias. De resto, repouso e boa hidratação.

As faringites virais mais frequentes são as são provocadas pelos vírus que originam a gripe ou a constipação comum e pelo vírus Epstein-Barr que provoca a mononucleose infecciosa.