Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Saiba o que é uma faringite

Faringite é uma inflamação da faringe que pode levar a uma dor de garganta. 
Os agentes etiológicos são transmitidos através do contato pessoa-a-pessoa, provavelmente através de gotículas de secreções nasais ou saliva. Os sintomas manifestam-se muitas vezes depois de um período de incubação que varia de 1 a 5 dias, e ocorrem mais comumente no inverno ou início da primavera. 
Surtos de faringite podem ocorrer em famílias ou salas de aula, e, raramente, podem estar ligados a fontes de alimentos ou animais. 
A bactéria que mais comumente faringite, GABHS, podendo existi sozinha, combinada, ou encadeada com cocos Gram-positivos. Estas bactérias possuem proteína M, de um factor de virulência potente que inibe a fagocitose bacteriana, bem como uma cápsula de ácido hialurônico que aumenta a sua capacidade de invadir tecidos. Várias exotoxinas e duas hemolisinas (estreptolisina S e estreptolisina O) aumentam ainda mais a virulência de GABHS. Cocos podem ser detectados em culturas, testes de aglutinação de látex, ou testes rápidos utilizando anticorpos monoclonais marcados. 
Os vírus e outras bactérias não-estreptocócicas, também podem provocar faringite.