Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Tipos de faringite

A faringite, tendo por principio o seu tempo de evolução pode distinguir-se em dois tipos:
• A faringite aguda, quando a processo inflamatório é brusco e se prolonga apenas durante alguns dias, após os quais entra em remissão.
• A faringite crónica, quando a inflamação se prolonga por várias semanas ou meses ou quando se apresenta intermitentemente ao longo dos anos.
De acordo com o tipo de microrganismo que provoca o processo, é possível distinguir essencialmente três tipos de faringite:
• A faringite viral, quando a doença é provocada por vários tipos de vírus, entre os quais o da gripe e os que provocam as constipações.
• A faringite bacteriana, quando as lesões são provocadas por vários tipos de bactérias, como os estreptococos e os pneumococos.
• A faringite fúngica, quando a processo é produzido por determinado tipo de fungos microscópicos, nomeadamente por Candida albicans.

As complicações da faringite

A maioria das pessoas que contraem faringite não terão quaisquer complicações. No entanto, se você já teve faringite que foi causada por uma infecção bacteriana, existe uma pequena chance de poder desenvolver:
- uma infecção no ouvido (otite média);
- uma infecção do sinus (sinusite);
- um abcesso na garganta (abcesso retrofaríngeo) - este é mais comum em crianças pequenas;
- um abscesso atrás de suas amígdalas (abscesso peritonsilar);
- uma inflamação do tecido que cobre sua traquéia (epiglote), o que pode tornar difícil a respiração, mas isso é muito raro hoje em dia

Se você tem um abscesso, você pode ter dor severa, babar-se, e achar que é muito difícil de engolir. Você deve consultar o seu médico se tiver algum destes sintomas, ou então deve procurar atendimento médico urgente se você estiver com dificuldade para respirar.
Você será mais propenso a desenvolver complicações, se você tiver um sistema imunitário enfraquecido, como por exemplo, se estiver a tomar medicamentos que suprimam o sistema imunológico.