Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Diagnóstico de faringite

Faringite aguda é uma das doenças mais frequentes para que pediatras e outros médicos de cuidados primários sejam consultados. Embora o estreptococo do grupo A seja a causa bacteriana mais comum de faringite aguda, apenas uma pequena percentagem de pacientes com esta condição são infectados por estreptococos do grupo A. Além disso, a faringite estreptocócica do grupo A é a única forma de ocorrência comum de faringite aguda para os quais a terapia antibiótico é definitivamente indicada. Por conseguinte, para um paciente que tenha uma faringite aguda, a decisão clínica que normalmente necessita de ser feita é se a faringite é atribuível a estreptococos do grupo A.

Sinais e sintomas de faringite estreptocócica do grupo A

Os sinais e sintomas da faringite estreptocócica do grupo A (viral mais frequente) e outro tipo de faringite sobrepõem-se de forma ampla. Portanto, a menos que o médico seja capaz de excluir com confiança no diagnóstico a faringite estreptocócica por motivos epidemiológicos e clínicos, um teste de laboratório deve ser realizado para determinar se estreptococos do grupo A estão presente na faringe. O ensaio pode ser qualquer cultura de um espécimen de esfregaço de garganta ou um RADT, o qual detecta a presença de estreptococos do grupo A. Um resultado positivo de cultura de garganta ou RADT para um paciente com sinais e sintomas de faringite aguda é considerada para fins clínicos e para estabelecer o diagnóstico de "infecções na garganta." No entanto, porque alguns RADTs parecem ser consideravelmente menos sensíveis do que é a cultura de uma amostra da garganta, um resultado negativo RADT para uma criança ou adolescente deve ser confirmado pelo desempenho de uma cultura de garganta, a menos que o médico tenha verificado, em sua prática, que a RADT a ser utilizada é comparável em sensibilidade a uma cultura de garganta. Devido às características epidemiológicas da faringite aguda em adultos (por exemplo, baixa incidência de infecção estreptocócica e extremamente baixo risco de febre reumática), o diagnóstico dessa infecção em adultos com base nos resultados de uma RADT, sem a confirmação dos resultados negativos por resultados negativos de cultura, é uma alternativa aceitável para diagnóstico com base em resultados de cultura da garganta. A geralmente elevada especificidade de RADTs deve minimizar prescrição excessiva de antibióticos para o tratamento de adultos.