Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite

Uma faringite, também chamada de uma infecção na garganta ou dor de garganta é uma inflamação dolorosa da parte de trás da garganta (faringe). Faringite pode envolver algumas ou todos estes partes da garganta:
- A terceira parte posterior da língua;
- O palato mole (céu da boca);
- As amígdalas (tecido carnoso que faz parte das defesas imunitárias da garganta);

A causa mais comum da faringite é a infecção com bactérias ou vírus.
Porque uma infecção da faringe envolve quase sempre as amígdalas, amigdalite (inflamação das amígdalas) era uma vez um nome comum que se utilizava para designar faringite infecciosa.
Cerca de 90 por cento das infecções da garganta são causadas por um vírus. Embora as pessoas que tenham gripe (influenza), herpes (oral, Herpes simplex) ou mononucleose infecciosa ("mono") também têm geralmente uma dor de garganta, mas estas infecções virais costumam causar outros sintomas reveladores da sua ocorrência, para além de dor de garganta.
Em regiões com verões quentes e invernos frios, tipicamente a faringite viral tem picos de ocorrência durante o inverno e início da primavera. Este é um momento em que as pessoas são mais propensas a reunir-se em salas mal ventiladas. Os vírus que causam faringite espalham-se facilmente.
Os vírus podem espalhar-se através do ar, através de gotas de tosse e espirros. As pessoas podem ficar com as mãos contaminadas quando ficam expostas a fluidos do nariz ou da boca de uma pessoa doente.
Na maioria das pessoas que são saudáveis, faringite viral simples não dura muito tempo, e desaparece por conta própria, não provocando quaisquer complicações a longo prazo, embora o desconforto de curto prazo possa ser significativo.
Em casos em que a faringite infecciosa não é viral, a causa é quase sempre uma bactéria - geralmente Streptococcus beta-hemolítico do grupo A, o que faz com que ocorra o que é comumente chamado de infecções na garganta. Como a faringite viral, uma inflamação de garganta pode espalhar-se rapidamente e facilmente dentro de uma comunidade, especialmente durante o final do inverno e início da primavera.
Ao contrário da maioria das formas de faringite viral, os casos de faringites bacterianas não tratadas podem levar a complicações graves, como glomerulonefrite (uma doença renal) e febre reumática (uma doença potencialmente grave que pode danificar as válvulas cardíacas). Uma infecção por estreptococos também tem o potencial de se espalhar dentro do corpo, causando bolsas de pus (abcessos) nas amígdalas e nos tecidos moles em torno da garganta.

Sintomas da faringite

O principal sintoma de faringite é uma dor de garganta e dor à deglutição. Na faringite infecciosa, outros sintomas variam dependendo de se a infecção é viral ou bacteriana.

Sintomas de faringite viral

Na faringite viral, a dor de garganta é muitas vezes acompanhada de outros sintomas, tais como:
- Garganta vermelha;
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Tosse seca;
- Rouquidão;
- Vermelhidão dos olhos;
- As crianças podem ter diarreia.

Alguns vírus podem causar feridas dolorosas em torno da boca, incluindo os lábios.

Sintomas de faringite bacteriana

A faringite bacteriana pode causar dor de garganta, dor à deglutição e uma garganta vermelha. Estes sintomas tendem a ser mais severos em comparação com faringite virai. Outros sintomas que ocorrem frequentemente incluem:
- Febre;
- Dor no corpo e uma sensação de mal estar geral sensação geral doente;
- Dor de cabeça;
- Amígdalas ampliadas com manchas brancas;
- Gânglios linfáticos inchados na parte da frente do pescoço;
- As crianças também podem ter náuseas, vômitos e dor abdominal.

Porque os sintomas de faringite viral e bacteriana podem sobrepor-se, pode ser difícil para o médico distinguir entre os dois tipos com base apenas em sintomas. Como regra geral, se você tem uma tosse proeminente e sintomas nasais, então, terá maiores probabilidades de ter uma faringite viral em vez de uma faringite bacteriana.

Para além da faringite virai e bacteriana, uma infecção com fungos (Cândida ou "levedura"), pode por vezes causar dor de garganta, dificuldade em engolir e manchas brancas no interior da boca. Esta infecção na garganta, comumente chamada de sapinhos, geralmente afeta crianças e pessoas com sistema imunológico debilitado.
Uma dor de garganta que dura mais do que um par de semanas pode ser causada ​​por refluxo ácido do estômago, respiração pela boca num ambiente seco, gotejamento pós-nasal ou raramente, um tumor.

Tratamento da faringite

Porque os antibióticos não funcionam contra vírus, faringite viral é geralmente tratada combatendo os sintomas para que o paciente se sinta mais confortável até que o sistema imunológico do seu corpo derrota a infecção. Essas medidas incluem:
- Muito descanso;
- Tomar ibuprofeno (Advil, Motrin), paracetamol (Tylenol) ou aspirina (em apenas adultos) para aliviar a dor de garganta;
- Beber bastante água para evitar a desidratação;
- Gargarejo com água salgada quente para aliviar a dor de garganta;
- Beber líquidos quentes (chá ou caldo) ou líquidos frescos, ou comer sobremesas de gelatina ou gelados aromatizados para aliviar a garganta;
- Usar um vaporizador de névoa fria para aliviar a secura na garganta;
- Usar pastilhas para a garganta ou sprays anestésicos.

Estas medidas irão ajudar a aliviar o desconforto com qualquer tipo de infecção na garganta. Se você tiver inflamação de garganta, (faringite bacteriana) você também vai tomar antibióticos para prevenir complicações. O seu médico irá prescrever um curso de 10 dias da penicilina ou amoxicilina para eliminar as bactérias estreptococos. Se você for alérgico a penicilina, incluindo amoxicilina, o médico pode recorrer a eritromicina (vendido sob vários nomes de marca) ou um dos outros macrolídeos, como azitromicina (Zithromax). É importante tomar toda a medicação, mesmo depois que você começa a sentir-se melhor.