Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Tratamento da faringite

O tratamento com antibiótico deve ser feito até o final do tempo prescrito, mesmo que haja desaparecimento dos sintomas já nos primeiros dias. O tratamento se feito com derivados da penicilina deve ser feito por 10 dias. Nos pacientes alérgicos a penicilina, uma opção é Azitromicina por 5 dias. Naqueles doentes com intenso edema da faringe que não conseguem engolir comprimidos, ou naqueles que não desejam ficar tomando remédio por vários dias, uma opção é a injeção de penicilina Benzatina, o famoso Benzetacil, administrado em dose única.
Se os sintomas da faringite bacteriana forem muito fortes, enquanto espera-se o efeito dos antibióticos, pode-se usar anti-inflamatórios para aliviar a inflamação da garganta. Mas atenção, os anti-inflamatórios são apenas sintomáticos, nos casos de amigdalite bacteriana eles não devem ser usados sozinhos sem associação com antibióticos.
A faringites virais normalmente duram apenas 4 ou 5 dias e se curam sozinhas. Não é preciso, nem indicado, o uso de antibióticos. Se os sintomas forem muito incômodos, pode-se usar anti-inflamatórios por 2 ou 3 dias. De resto, repouso e boa hidratação.