Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Retrospetiva sobre a faringite

Uma das queixas mais comuns no consultório de um médico de cuidados primários é a dor de garganta associada à faringite. Apesar de existir uma ampla variedade de diagnósticos diferenciais, devem ser consideradas desde etiologia infeciosa ou inflamatória a processos traumáticos ou neoplásicos, sendo que a grande maioria destes sintomas derivam de uma origem viral ou bacteriana.
O médico deve estreitar o diferencial, decidir quais os dados clínicos e laboratoriais que podem ser úteis, selecionar o plano de gestão mais adequado para os sintomas do paciente e do processo de doença, e evitar complicações posteriores.
Na década de 1990, mais de 6,7 milhões de visitas resultaram de uma queixa principal de dor de garganta feitas por adultos em consultórios médicos, serviços de emergência, ou outros prestadores de cuidados primários nos Estados Unidos. 
Atualmente, faringite aguda é responsável por cerca de 2% de todas as visitas de saúde primárias para adultos e 6% para as crianças por ano (mais de 10 milhões de visitas). Desses casos, aproximadamente 30% das faringites são idiopáticas, 60% têm uma etiologia viral, e 5 a 15% são causadas por bactérias. 
Das possíveis fontes bacterianas. Grupo A de β-hemolíticos  (o GAS) é o patógeno mais frequentemente isolado, causando faringite aguda em 5 a 15% dos adultos e 15 a 36% das crianças nos EUA.
Nos últimos anos, o medo da infeção pelo GAS e suas possíveis complicações, e crescente expetativa de prescrições de antibióticos por pacientes, resultou em excesso de antibióticos para o tratamento de faringite aguda. Alegadamente, 50 a 75% de todos os casos de faringite são atualmente tratadas com antibioticoterapia, e aproximadamente 40% destes casos utilizam antibióticos de amplo espectro ou antibióticos que não são indicados.
Nos E.U.A., estimulado pelos esforços dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Sociedade Americana de Doenças Infeciosas (IDSA), recentes orientações foram estabelecidas para diminuir a frequência de uso desnecessário de antibióticos, concentrando o tratamento em protocolo clínico e avaliação laboratorial adequada.