Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Etiologia da faringite

A causa mais comum da faringite aguda em crianças e adolescentes são os vírus. Os vírus respiratórios (por exemplo, vírus de influenza, vírus parainfluenza, rinovírus, coronavírus, adenovírus, e vírus sincicial respiratório), enterovirus (incluindo vírus coxsackie e echovirus), vírus do herpes simplex (HSV), e de Epstein.
Vírus EBV são causas frequentes de faringite. Faringite por vírus EBV, muitas vezes é acompanhada por outros achados clínicos de mononucleose infecciosa (por exemplo, linfadenopatia generalizada, esplenomegalia), e pode ser exsudativa e indistinguível da faringite por Streptococcus pyogenes do Grupo A. faringite, muitas vezes é associada com estomatite em crianças, e tende a afetar toda a mucosa oral incluindo a gengiva, mucosa bucal e língua. Faringite por enterovírus pode ser um achado isolado (herpangina), ou de parte do espectro da doença mão-pé-boca, e tem uma aparência típica. Infecções sistêmicas com outros vírus (por exemplo, citomegalovírus, vírus da rubéola e sarampo) também pode incluir faringite.
O Streptococcus pyogenes do Grupo A é a causa mais comum de bactérias de faringite aguda, correspondendo a 15% a 30% dos casos em crianças. Fusobacterium necrophorum, o agente etiológico da síndrome típica Lemierre, também pode causar faringite descomplicada.
Casos não infecciosos recorrentes ou faringite prolongada e dor de garganta incluem a febre periódica, adenite, faringite e úlceras aftosas, refluxo gastroesofágico e / ou refluxo laringo-faríngeo, e rinite alérgica.
Faringite gonocócica ocorre em adolescentes sexualmente ativos e adultos jovens. A rota usual de infecção é através do contato sexual orogenital. Abuso sexual deve ser considerado fortemente quando N. gonorrhoeae é isolado a partir da faringe de uma criança na pré-puberdade.
Imunização generalizada com toxóide diftérico fez da difteria uma doença rara nos EUA, com menos de 5 casos relatados anualmente nos últimos anos.