Informação sobre faringite, causas, sintomas e tratamento da faringite, com definição e detalhe dos diferentes tipos de faringite.


Faringite crônica

Faringite crônica é a inflamação crônica das superfícies mucosas da faringe e tecidos adjacentes.
A faringite crônica pode ser o resultado de ataques repetidos de faringite de forma aguda, ou pode surgir gradualmente, como resultado de irritação continuada devido a fumar ou beber. Muito bebidas quentes ou alimentos muito condimentados também podem ser responsáveis por esta situação. Produzir escarros de modo frequente para limpar as narinas posteriores é uma fonte muito frequente de irritação. Outra causa comum é o uso frequente e indiscriminado da voz, como é o caso de oradores de campanhas e de pessoas que forçam a voz, especialmente ao ar livre. Eructação acre de um estômago desordenado também pode figurar na produção da doença.
A membrana mucosa da faringe fica descontraída, um pouco mais espessa e de cor vermelho escuro, mas também pode apresentar-se com cores vivas. As vénulas ficam dilatadas e tortuosas e a superfície mucosa fica ornamentada com pequenos e redondos corpos vermelhos, os aumentados folículos das mucosas. Nalguns casos, existe atrofia dos folículos das mucosas, e a superfície fica seca, vermelha e brilhante.


Sintomas da faringite crônica

O paciente que contrai faringite crônica experimenta uma sensação de ficar com a parte superior da garganta cheia, e, para obter alívio escarra de modo frequente para remover os produtos armazenados, ou, se a superfície estiver seca, provoca uma constante deglutição. Uma tosse curta e seca revela complicações laríngeas e a voz fica mais ou menos rouca. Uma inspecção pode revelar uma condição variada. As partes anteriores da membrana mucosa ficam inchadas, vermelhas e banhadas em muco, e depois ficam escuras e cravejadas com folículos mucosos ampliados. Mais uma vez, a superfície fica vermelha, brilhante e seca, ou vermelha e coberta com muco tenaz, que é removido com dificuldade.
A úvula pode ficar cheia e descontraída. Normalmente não existe dor, embora possa haver uma sensação desconfortável na maioria das vezes, devido à secura na garganta, no primeiro caso, e a secreção viscosa no outro.